Transtorno Bipolar

admin

O transtorno psiquiátrico conhecido por transtorno afetivo bipolar faz parte dos transtornos de humor. O nome técnico é transtorno afetivo bipolar e é caracterizado por oscilações de humor, podendo variar entre euforia e depressão em curtos períodos. Suas causas não são totalmente conhecidas, mas sabe-se do importante componente genético para o desenvolvimento do quadro.

O transtorno afetivo bipolar tipo I tem como principal característica a fase de mania. A mania, ou euforia, é experimentada de forma aguda, podendo manifestar-se com compras excessivas, gerando grandes dívidas, abuso de drogas, dirigir em alta velocidade sem preocupação com os riscos, relações sexuais promíscuas sem proteção e até mesmo insônia, o paciente pode ficar alguns dias sem dormir.

Em contrapartida, a pessoa que experimenta a fase depressiva do transtorno afetivo bipolar não tem ânimo, uma vez que perde o interesse pelas atividades que antes lhe eram triviais. Sua autoestima é severamente afetada e perde muito a capacidade de concentração, sendo uma condição na maioria das vezes incapacitante.

O transtorno afetivo bipolar tipo II é considerado mais leve devido à intensidade dos picos durante os episódios. Tanto a hipomania quando a depressão, possuem sintomas mais amenos, não chegando a grandes prejuízos comuns nos episódios mais severos.

× Como posso te ajudar?