Estresse Pós-Traumático

admin

O que é transtorno de estresse pós-traumático?

O estresse pós-traumático é uma patologia que se desenvolve a partir da experiência, sobretudo na infância, de morte, agressão física e/ou psicológica, que tenha provocado sentimento de horror, medo e impotência.

Quais os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático?

O transtorno de estresse pós-traumático necessariamente ocorre em pessoas que sofreram algum trauma, entretanto, nem todas as pessoas que passaram por alguma situação traumática desenvolvem o problema. Geralmente, pessoas que passaram por algo desse nível costumam sonhar com situações – quando não as mesmas do ocorrido -, em que as emoções são parecidas, ainda que não exista uma ameaça real.

Como é feito o diagnóstico do transtorno pós-traumático?

Assim como outras desordens, o transtorno de estresse pós-traumático não possui um modo preciso para ser avaliado, de modo que o diagnóstico completo é feito após muitas conversas com o psiquiatra durante as consultas. Dessa forma, inicialmente, o tratamento é direcionado aos sintomas do paciente, como mudanças de humor, ansiedade, hipertensão, distimia etc. É comum que o transtorno de estresse pós-traumático seja “gatilho” para o desenvolvimento de um ou mais transtornos psiquiátricos, tais como transtorno afetivo bipolar, transtorno depressivo maior (Depressão), síndrome de pânico, entre outros.

× Como posso te ajudar?